THIS CONTENT IS
CURRENTLY UNAVAILABLE

Sua empresa encontra-se na fase da infância? O que fazer?

Orlando Lima      sábado, 9 de junho de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

A maioria das micro e pequenas empresas do nosso país encontram-se em uma fase de vida que,  Michael Garber, o autor do livro E-Mith chama de: "a infância". Nessa fase o empresário se vira como pode para atender a tudo e a todos o tempo todo, pois sua empresa depende dele para tudo! O autor vai além e explica que na verdade o empresário nessa situação virou um "malabarista" tentando a todo custo manter todas as "bolas no ar", mas que mais cedo ou mais tarde o caos sempre aparece e tudo tende a desmoronar.

 

Isso ocorre porque para que uma empresa possa crescer de maneira sustentável ela precisa de processos. Dessa forma, não poderá por muito tempo depender de uma única pessoa para tudo! O ápice do problema está em ter um ciclo vicioso, onde tudo passa pelo empresário desde planejamento até as atividades do setor operacional. Na ausência do proprietário, simplesmente a empresa para de funcionar. Então, o que fazer para reverter essa situação?

 

O primeiro passo a ser dado pelo dono da empresa é: reconhecer que precisa de ajuda, depois contratar um especialista para diagnosticar os problemas existentes e traçar um plano de desenvolvimento para que a empresa possa atingir a maturidade mais rapidamente e se desprender dos efeitos nocivos da infância. Os resultados para empresa são: melhores práticas de gestão, inovação, organização de todos os setores. Os resultado para o empresário é: melhor qualidade de vida, mais tempo livre, menos trabalho e mais lucros. Porém, isso só é possível se houver mudança de Mindset, ou seja, transformação da mentalidade, mas isso é tema para um próximo post. :)

Comentários